” Ele [La Ferrara] será o grande jogador da Itália nos próximos anos”, diz Ciotola
Por Caio Alves
A Squadra Azurra é mais do que uma mera tetra campeã mundial, é o país que dominoufutebol nos anos 30, aquele que iniciou a dinastia e um legado que ficariam até os dias de hoje. Desde Silvio Piola, artilheiro da Copa de 34, passando por Rivera, Fachetti, Riva, Dino Zoff, Bruno Conti, Paolo Rossi, Baggio, Maldini, Baresi, Totti, Del Piero, Buffon… ufa! Uma constelação que exigirá um futuro post só sobre esses craques.
O esporte no país, que já fora chamado de “paraíso do futebol”, não vive, porém, seus melhores dias. Nem mesmo o vice-campeonato da Eurocopa em 2012 parece aliviar os problemas causados pela eliminação da primeira fase na última Copa do Mundo, além da perda de uma vaga da Champions League do campeonato italiano. Além disso, grandes times do país sofrem com o excesso de jogadores locais em seus plantéis, como a Inter de Milão, que, por vezes, chegou a ter somente um italiano entre os titulares.
Mas o rumo está mudando. A resposta foi dada na última Eurocopa. A Itália apresentou uma equipe um pouco mais rejuvenescida e com ideais diferentes de futebol. Posse de bola, atacantes jovens e um meio campo criativo, parecia mesmo que a Itália queria mudar, e quer mesmo. Esta mudança está sendo feita sob a batuta de Cesare Prandelli.
Em entrevista com Gennaro Ciotola, jovem scout da Itália e dono da CiotolaScouting, ele mostra os caminhos que o futebol italiano vai seguir. Entendedor de futebol, principalmente das categorias de base italiana, ele participa do nosso blog em uma entrevista exclusiva, em que vai revelar quem são os grandes jogadores jovens da Itália atualmente, elogia o atacante Kenedy, do Fluminense, alem de comentar sobre as principais promessas da base do futebol italiano. Confira:
Nova Safra: Em que consiste o seu trabalho?
Gennaro Ciotola: Meu trabalho se baseia em detectar jovens talentos nos campos dos arrabaldes durante o acompanhamento de treinamentos semanais e estágios. E no fim de semana acompanho 3 a 4 jogos.
NS: Qual seleção você acha que é a melhor do mundo atualmente?
Ciotola: As melhores seleções o mundo são a espanhola e a brasileira. Elas são as mais técnicas, as que jogam com maior alegria, e que todos querem ver.
NS: Você vê, gosta do futebol brasileiro?
Ciotola: Os jogadores brasileiros são os de maior talento no mundo. Quem não gosta? Os jogadores argentinos são os mais fortes, mas não tem o puro talento.Acompanho muito o atacante /93 Leandro e o zagueiro Dória /94.
NS: Quais os jovens jogadores mais talentosos do mundo para você?
Ciotola: Há grandes talentos do futebol atualmente. Eu gosto muito do Kennedy (foto), jogador 96, canhoto e é um verdadeiro talento do futebol. Também gosto de Gennaro Tutino do Napoli, um verdadeiro talento, canhoto, nascido em 96, e com a aptidão para o drible. Marcelo Storm, lateral esquerdo de 17 anos argentino, também é muito bom.
Nova Safra: E como funcionam as categorias de base no futebol italiano?
Ciotola: O setor da juventude na Itália baseia-se em várias categorias. A principal categoria é a Primavera, para os nascidos em 1995 e 1996. Em seguida, para meninos nascidos em 1997 e 1998 e, finalmente, para os mais novos, nascidos em 1999 e 2000.
NS: O processo de renovação do futebol italiano está sendo bem feito? Quais são os principais talentos que consegue identificar atualmente?
Ciotola: A seleção italiana está rejuvenescendo seu time. Alguns atletas estão em final de carreira e o técnico Cesare Prandelli está fazendo um bom trabalho. Temos jovens jogadores muito bons, como Verrati, De Sciglio e o maravilhoso Balotelli. Eu gosto do goleiro da Udinese, classe 96, Simon Scuffet. O atacante da Inter, Bonazzoli , categoria 97, também é muito bom. Tem o já citado La Ferrara, 98, do Milan, e, claro, o ótimo lateral esquerdo Verdone /95, do marcianise.
NS: A geração sub-17, vice-campeã europeia, é a mais promissora do futebol
Ciotola: A geração sub-17 italiana é muito promissora. São vários bons jogadores,principalmente do Milan e da Inter de Milão. Do Rosonero temos Cosimo La Ferrara, Locatelli, Luca Vido e Mastour. Da Inter de Milão temos Federico Di Marco e, do Napoli, Bifulco eTuttino (foto). Estão todos evoluindo muito bem, mas temos um longo caminho pela frente.
NS: Você citou o La Ferrara. Mesmo que seja difícil, que prognóstico pode fazer sobre ele?
Ciotola: Ele será o grande jogador da Itália nos próximos anos. Balotelli já está aí, será que Cosimo La Ferrara e Genaro Tuttino serão as próximas estrelas italianas?
Nota: Confira alguns videos da promessa rossonera abaixo, e, em breve, saiba mais sobre La Ferrara e outras jovens promessas no Nova Safra
fonte: http://blognovasafra.wordpress.com/2014/02/06/em-entrevista-ao-nova-safra-scout-italiano-elogia-kenedy-e-aponta-proximo-grande-talento-da-azurra/